Compreendemos como Pré-História o período desde o surgimento dos primeiros hominídeos, há cerca de 2.500.000 anos, até cerca do ano 3.000 a.C., com a invenção da escrita na região da baixa Mesopotâmia, quando teve início a história da humanidade.
"Cueva de las Manos " - A Caverna das Mãos - em Patagonia, Argentina.
A arte pré-histórica foi uma das primeiras formas de comunicação, além dos gestos e sons feitos pelos primeiros seres humanos. O primeiro tipo de arte foi a pintura rupestre, que consistia em representações de vários animais, cenas de caça e silhuetas de mãos humanas nas paredes das cavernas. As evidências mais conhecidas de pinturas rupestres foram encontradas nas cavernas de Altamira, na Espanha, e Lascaux, na França.
Pintura rupestre - Parque Nacional Serra da Capivara.
A arte pré-histórica desempenhou papeis cruciais na comunicação, espiritualidade, preservação histórica e sobrevivência das sociedades antigas, contribuindo para nossa compreensão da evolução cultural e da identidade humana.
A importância da arte na Pré-História é complexa e abrangente, pois ela desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na evolução das sociedades humanas antigas. Em primeiro lugar, a arte serviu como uma forma de comunicação e expressão cultural, permitindo que os seres humanos compartilhassem conhecimentos, histórias e crenças.
Além disso, a criação de obras artísticas, como as pinturas rupestres e esculturas, desempenhou um papel central em rituais religiosos, conectando as pessoas ao mundo espiritual e à natureza. A arte também tinha propósitos práticos, como auxiliar na caça, mostrando cenas de animais, e preservar informações históricas. Assim, a arte na Pré-História não apenas registrou a história e a cultura das sociedades antigas, como também desempenhou um papel vital na sua sobrevivência, identidade e compreensão do mundo.
Pintura rupestre localizada na África do Norte.
Pode-se pensar a arte na Pré-História das seguintes maneiras:
Arte rupestre
Gênero artístico formado pelas espécies pinturas e gravuras, geralmente produzidas em cavernas e abrigos rochosos. Muitas vezes essas artes representavam animais, cenas de caça, seres humanos e elementos da natureza. Os principais exemplos incluem as cavernas de Lascaux e Altamira, na Europa.
Pintura rupestre em Lascaux, na França.
Esculturas
São esculturas feitas em pedra, ossos, marfim e outros materiais disponíveis. Muitas dessas esculturas eram de pequenas figuras humanas ou animais estilizados. Podem ter tido propósitos rituais ou decorativos.
A Escultura na Pré-História consiste tanto de pequenos objetos de arte como a Vênus de Willendorf quanto as estátuas na ilha de Páscoa num período de tempo de 24.000 a.C. até 2.100 a.C. A escultura de objetos incluiu animais como leões, ursos, mamutes e seres humanos, sobretudo mulheres.
Escultura da Arte Pré-Histórica, "Venus de Willendorf".
Cerâmicas
Desenvolvimento de cerâmicas como forma de arte e utensílios, como vasos e jarros. Elas eram decoradas com padrões geométricos e figurativos. As cerâmicas eram usadas para armazenamento de grãos e culinária.
Cerâmica do período Pré-Histórico.
Metalurgia
A Idade dos Metais é a última fase da Pré-História, que vai de 5000 a.C. até o surgimento da escrita pelos sumérios, em 4000 a.C.
Uso de metais como cobre e bronze para criar objetos decorativos e utilitários. A metalurgia avançou na Idade do Bronze, permitindo a criação de ferramentas e armas mais sofisticadas.
Peças metalúrgicas da Arte Pré-Histórica
A arte na Pré-História se desenvolveu ao longo de várias épocas, começando com o Paleolítico, cerca de 40.000 anos atrás, e se estendendo até o Neolítico, por volta de 10.000 a.C.
Arte no Período Paleolítico:
No Período Paleolítico, as pinturas rupestres são o grande destaque. Acredita-se, de acordo com os especialistas, que as pinturas rupestres tenham surgido por volta de 40 mil anos atrás em grupos humanos que já haviam descoberto o fogo e que utilizavam ferramentas de pedra lascada.
A arte rupestre era produzida se utilizando de materiais como carvão, sangue, flores, terra etc. Segundo os estudos mais recentes, acredita-se que as pinturas rupestres eram uma arte que fazia parte de um processo de magia pelo qual o desenhista era um caçador que acreditava que conseguiria capturar sua presa após desenhá-la na rocha.
Existem registros de pintura rupestre em diferentes partes do mundo, alguns dos locais mais conhecidos são: Niaux e Lascaux, na França; Altamira, na Espanha; Caverna das Mãos, na Argentina, entre outros. No caso do Brasil, o sítio com pinturas rupestres mais famoso se localiza no Piauí, no Parque Nacional Serra da Capivara.
Além das pinturas rupestres, o Paleolítico é conhecido por ter sido o berço de esculturas conhecidas como Vênus. Essas estatuetas foram produzidas entre 40.000 a.C. e 10.000 a.C. e representavam um corpo feminino nu com formas bastante volumosas. Entre as formas femininas muito conhecidas dessas estatuetas estão os seios grandes e os quadris largos.
As estatuetas conhecidas como Vênus, segundo opinião corrente entre os especialistas, eram registros humanos relacionados com algum culto associado à fertilidade que estava inserido no culto da Deusa Mãe. A estatueta desse tipo mais conhecida se chama Vênus de Willendorf. Ela possui 25 mil anos de existência e foi encontrada na Áustria.
Pintura rupestre encontrada na Caverna de
Altamira, localizada na Espanha.
Arte no Período Neolítico:
O Período Neolítico é conhecido, sobretudo, por conta dos avanços que aconteceram no estilo de vida do homem em comparação com o Paleolítico. O grande destaque do Neolítico é, obviamente, o processo de sedentarização do homem, resultado do desenvolvimento da agricultura e da domesticação dos animais.
A sedentarização do homem trouxe inúmeras mudanças e permitiu que o homem desenvolvesse novas ferramentas para utilizar no seu cotidiano. O Neolítico também registrou o desenvolvimento de moradias feitas por meio da arquitetura. Destacam-se aqui dois tipos de casas construídas: os nuragues e os dolmens.
O desenvolvimento de habilidades arquitetônicas também foram utilizadas na arte, mais precisamente na construção dos monumentos megalíticos, que eram enormes complexos construídos de grandes rochas. As causas que explicam essas construções eram a necessidade de criar registros homenageando os antepassados, ou poderiam servir como marcação do tempo, ou estavam relacionados com a observação dos astros.
Stonehenge é um exemplo de monumento
megalítico construído no Período Neolítico.
Se você gostou de conhecer o primeiro período artístico da história, tenho certeza que gostará de conhecer os demais! Então, fica ligado no blog Vibrance Art e leia as outras publicações!
Gostou de conhecer a Arte na Pré-História?
Sim, muito interessante!
Não curti muito...
Comments