A arte pré-colombiana surgiu em 1942, antes de Cristóvão Colombo chegar à América e, atualmente, revela grande parte do que restou das civilizações existentes antes da colonização europeia do continente, ou seja, as obras feitas por artesãos da época que tinham como objetivo transferir para as peças as representações da ciência e de suas crenças populares.
Por isso, considera-se que a arte pré-colombiana reúne objetos decorativos e belas construções, com funções religiosas e um tanto sobrenaturais. Templos, residências, esculturas, relevos, pinturas, amuletos e utensílios domésticos fazem parte da arte pré-colombiana e foram criados durante 20 mil anos por meio da simbologia de cada um dos povos ameríndios: incas, astecas, maias.
Arte Inca
A arte inca corresponde aquela produzida pela civilização inca que habitou parte dos Andes, atual Peru, entre os anos de 3000 a.C. e 1500 d.C.. Inserida na espiritualidade inca, a arte produzida era sofisticada e com técnicas avançadas.
Fibras, tintas vegetais, madeira, metal e cerâmica eram os principais materiais utilizados pelos incas, que produziam objetos utilitários e de adorno, desde cestos, redes e joias, além de fazerem pinturas em tecidos.
Muitos objetos eram ritualísticos, ou seja, eram utilizados nas cerimônias. Arte plumária, vestimentas (com o uso do tear) e tapeçaria repletas de cores faziam parte do artesanato inca.
A arquitetura inca atingiu um elevado grau de técnica e beleza. O adobe e a pedra eram o material mais utilizado para erguer as construções desde casas, templos, estradas, palácios, túneis, aquedutos, dentre outros.
O mais conhecido complexo arquitetônico desse povo está no Peru, na cidade de Machu Pichu.
Vaso Inca
Machu Pichu - Peru
Arte Asteca
A arte asteca foi produzida por um dos povos pré-colombianos, os astecas, os quais viviam na região que atualmente é o México. Foi a última civilização pré-colombiana que se desenvolveu antes da chegada dos espanhóis.
Uma das maiores marcas da arte asteca foi a arquitetura. Construções monumentais marcaram essa arte, sobretudo os palácios, templos e os locais onde eram realizados os sacrifícios para os deuses. A arquitetura asteca teve influência de um povo anterior, os toltecas, considerados grandes artesãos.
Estatuas do Templo de Quetzalcoatl, Teotihuacan México
Pedra e madeira eram os principais materiais utilizados pelos astecas na arte da escultura. As principais figuras esculpidas eram animais, homens, máscaras e deuses. A escultura frequentemente era associada à arquitetura, funcionando como adorno, ou seja, enfeites de grandes construções.
A pintura asteca foi produzida em tecidos, peles de animais, papéis feitos de cascas de plantas (amate), nas paredes, em cerâmicas e pedras. Utilizavam muitas cores em tonalidades fortes e representavam deuses.
"Pedra do Sol", calendário Asteca
Arte Maia
A arte maia é aquela produzida pela antiga civilização dos maias, um dos povos pré-colombianos que habitavam a América Central cerca de 2.600 a.C. e que permaneceram até o século XVII. As cidades maias abrangiam cerca de cinco países: México, Guatemala, Belize, Honduras e El Salvador.
Utilizada sobretudo para realização de cerimônias, a arquitetura maia apresenta um elevado grau de sofisticação, suntuosidade e monumentalidade, com a produção de templos, palácios, pirâmides, túmulos, observatórios, dentre outros. Esses espaços arquitetônicos abrigavam diversas pinturas e esculturas sendo formadas por arcos e abóbodas.
Cidade Arqueológica de Palenque, México
Além das pinturas realizadas nos artesanatos produzidos principalmente em cerâmica, a pintura maia teve grande destaque com a produção de diversos murais, os quais adornavam as paredes dos palácios e dos templos. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.
É notório o estilo naturalista expresso nas esculturas maias, posto que produziam diversas figuras humanas bem como aquelas relacionadas aos símbolos religiosos. A arte escultórica maia tinha a finalidade de embelezar os locais, de forma que adornava os templos e os palácios.
Escultura Maia em Terracota
Eai, curtiu conhecer um pouco mais sobre a Arte Pré-Colombiana? Se sim, deixa nos comentários o que achou e não se esqueça de seguir o Vibrance Art!
Já conhecia a Arte Pré-Colombiana?
Sim!!
Ainda não conhecia...
Comments