Em termos artísticos, o Renascimento vai suceder ao Gótico, diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecidas durante séculos. Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos. Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações.
Foi a partir do avanço científico, social e cultural que surgiu o movimento do renascimento, o qual foi marcado sobretudo pelo caráter humanista. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.
Sendo que os primeiros passos rumo ao Renascimento foram dados primeiramente pela escultura e pela arquitetura, a pintura vai seguir o mesmo caminho cerca de uma década depois, espelhando nas suas composições os feitos destas.
A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar. Outros aspectos, não menos importantes, explorados pelos artistas do renascimento, foram o equilíbrio das formas e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica.
Ainda que muitos temas explorados pelos artistas do renascimento estejam associados ao plano religioso e espiritual, a mudança de mentalidade da época proporcionou incluir uma variedade de temáticas. Os assuntos abordados variam desde os costumes, a mitologia, as paisagens, dentre outros.
Principais Artistas e Obras
Leonardo da Vinci (1452-1519)
Leonardo da Vinci foi uma das mais importantes figuras do renascimento artístico na Itália. É considerado um dos maiores gênios da humanidade.
A última ceia (1495-1498)
Pintura original de Mona Lisa (1503 - 1506) Homem Vitruviano (1490)
Michelangelo (1475-1564)
Michelangelo foi pintor, escultor, arquiteto e escritor renascentista. Considerado o “Gigante do Renascimento”, destacou-se com a produção de sua escultura de diversas obras, entre elas, destacam-se:
A Criação de Adão (1511)
Pietà (1498-1499)
Sandro Boticcelli (1445-1510)
Pintor e desenhista italiano, Boticcelli foi um dos principais nomes do renascimento italiano.
O Nascimento Vênus (1485-1486)
Fases do Renascimento
As fases do renascimento reúnem três momentos:
Trecento (século XIV)
Quatroccento (século XV)
Cinquecento (século XVI)
Trecento:
A primeira fase do renascimento recebe esse nome uma vez que foi desenvolvido nos anos 1300 em Florença, Itália. É um momento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna em que se nota o despontar de questões humanistas, além das inspirações clássicas. Além disso, na pintura a tridimensionalidade marca essa ruptura com o estilo anterior: o estilo gótico.
Quatrocento:
O segundo período do renascimento foi desenvolvido durante os anos de 1400, é uma fase de consolidação das artes, com a difusão de diversas obras e artistas, dos quais se destacam Leonardo da Vinci, Sandro Botticelli, Filippo Brunelleschi.
Além do aprofundamento dos aspectos que envolvem o humanismo renascentista, a busca da beleza e da perfeição das formas, inspirados na cultura greco-romana, são uma marca do período.
Ainda que os temas explorados estejam relacionados a religião, muitos artistas dessa fase utilizaram a mitologia e outros temas pagãos para expressar nas obras.
Cinquecento:
O terceiro período do renascimento se desenvolveu durante os anos de 1500 e, nessa fase, os artistas já começam a se distanciar dos temas religiosos e assim, notamos a mescla dos temas religiosos e profanos nas obras.
Nessa época, o estilo renascentista se consolida em diversas partes do continente europeu: Portugal, Espanha, França e Alemanha.
Destaca-se o artista Rafael Sanzio e Michelangelo.
Bom pessoal, esse período, conhecido com Arte Renascentista abrange diversos artistas que, até hoje, são renomados e considerados importantíssimos para a história da arte. Se você gostou, não deixa de acompanhar as publicações do Vibrance Art!
Entre os autores apresentados, qual o seu favorito?
Leonardo da Vinci
Michelangelo
Sandro Boticcelli
Escreva uma resposta
Comments