top of page

Caminhe pelos períodos da história da arte

Foto do escritor: Ellyn Lago Ellyn Lago

Atualizado: 12 de abr. de 2024

Para tornar seu estudo e compreensão mais acessíveis, a arte foi organizada por períodos, movimentos e vertentes. Então, vem comigo conhecer um pouco mais do universo artístico!

Para compreendermos a história da arte - sobretudo ocidental -, caminharemos por oito períodos marcados no mundo artístico até chegarmos nas produções atuais!


Compreendemos como Pré-História o período desde o surgimento dos primeiros hominídeos, há cerca de 2.500.000 anos, até cerca do ano 3.000 a.C., com a invenção da escrita na região da baixa Mesopotâmia, quando teve início a história da humanidade. A arte pré-histórica foi uma das primeiras formas de comunicação, além dos gestos e sons feitos pelos primeiros seres humanos.

O primeiro tipo de arte foi a pintura rupestre, que consistia em representações de vários animais, cenas de caça e silhuetas de mãos humanas nas paredes das cavernas. As evidências mais conhecidas de pinturas rupestres foram encontradas nas cavernas de Altamira, na Espanha, e Lascaux, na França.

A arte pré-histórica desempenhou papeis cruciais na comunicação, espiritualidade, preservação histórica e sobrevivência das sociedades antigas, contribuindo para nossa compreensão da evolução cultural e da identidade humana.


A importância da arte na Pré-História é complexa e abrangente, pois ela desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento e na evolução das sociedades humanas antigas. Em primeiro lugar, a arte serviu como uma forma de comunicação e expressão cultural, permitindo que os seres humanos compartilhassem conhecimentos, histórias e crenças.


Desenho de cavalo na Caverna de Altamira


Além disso, a criação de obras artísticas, como as pinturas rupestres e esculturas, desempenhou um papel central em rituais religiosos, conectando as pessoas ao mundo espiritual e à natureza. A arte também tinha propósitos práticos, como auxiliar na caça, mostrando cenas de animais, e preservar informações históricas. Assim, a arte na Pré-História não apenas registrou a história e a cultura das sociedades antigas, como também desempenhou um papel vital na sua sobrevivência, identidade e compreensão do mundo.

A arte na Pré-História se desenvolveu ao longo de várias épocas, começando com o Paleolítico, cerca de 40.000 anos atrás, e se estendendo até o Neolítico, por volta de 10.000 a.C.

Para saber mais sobre a Arte na Pré-História, clique no link!


Do quarto ao primeiro milênio antes de Cristo, no Egito, a arte deixa de ser pré-histórica. Com o surgimento da escrita, a sofisticação das técnicas de construção e o desenvolvimento da simetria, a arte ganha princípios rigorosos de ordenação e acabamento. Entre as civilizações que se desenvolveram na Antiguidade, a arte ocupou um lugar de destaque, dialogando diretamente com o modo de vida dos povos que se fixavam tanto no Oriente quanto no Ocidente.

Ao entrarmos na Antiguidade, que se estende até as primeiras expressões da arte cristã. Nesse período, as civilizações eram profundamente marcadas pelo simbolismo. Algumas manifestações artísticas incluem:

  • Arte Mesopotâmica: Notável pelas imponentes ziggurats e relevos em argila.

  • Arte Egípcia: Conhecida por suas pirâmides, esfinges, relevos e pinturas funerárias.

  • Arte Grega: Famosa por suas esculturas, arquitetura e cerâmica.

  • Arte Romana: Caracterizada por sua arquitetura grandiosa, mosaicos e esculturas.

  • Arte Paleocristã ou Cristã Primitiva: As primeiras expressões artísticas do cristianismo, produzidas para ou pelos cristãos.

A arte na Antiguidade abrange diversas culturas e sociedade, se você se interessou e quer saber um pouco mais sobre esse período, basta clicar no link!


Mural com pintura representando a mumificação de um faraó, aspecto da religiosidade presente na arte egípcia.


A arte medieval é aquela que foi produzida durante o período da Idade Média (século V ao XV). Para compreender esse período é necessário ter em mente a grande influência e poder que a Igreja Católica exercia na sociedade, uma vez que essa arte está intensamente associada à religiosidade. Dessa forma, o teocentrismo - Deus posto como o centro do mundo - foi a principal característica da cultura medieval.

Na Idade Média, poucas pessoas sabiam ler. Essa atividade era exclusiva dos membros da Igreja e dos nobres. Portanto, a arte religiosa da Idade Média tinha o intuito de aproximar as pessoas da religiosidade e apresentar um caráter didático.

A principal organização político-administrativa desse período estava baseada no sistema feudal. Nessas grandes extensões de terra, a mobilidade social era inexistente. A sociedade feudal era exclusivamente rural e autossuficiente. A estrutura social era estamental e fixa, dividida em rei, clero, nobreza e povo.

Foi nesse contexto que a arte medieval se desenvolveu em diversos campos, como a arquitetura, pintura, música, escultura e literatura. Dois estilos foram predominantes nesse período: o Estilo Românico e o Estilo Gótico.

Para saber mais sobre a Arte Medieval, clique no link!


Pintura religiosa de 1308. Têmpera sobre madeira


Em termos artísticos, o Renascimento vai suceder ao Gótico, diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecidas durante séculos. Para os artistas do renascimento, o contexto associado ao período medieval impossibilitou a evolução da arte em diversos aspectos. Mas o objetivo do artista renascentista não era de copiar a grandeza e excelência da arte Clássica, mas de igualar essas criações.

Foi a partir do avanço científico, social e cultural que surgiu o movimento do renascimento, o qual foi marcado sobretudo pelo caráter humanista. Durante este período os artistas (das Belas-Artes) deixam de ser considerados meros artesãos e passam a ser vistos como homens intelectuais.

A grande contribuição da arte renascentista foi a descoberta da perspectiva e da profundidade. Assim, do plano reto e bidimensional da arte medieval, a arte da renascença promoveu um outro olhar. Outros aspectos, não menos importantes, explorados pelos artistas do renascimento, foram o equilíbrio das formas e a busca da harmonia, fundamentadas na arte clássica.

Ainda que muitos temas explorados pelos artistas do renascimento estejam associados ao plano religioso e espiritual, a mudança de mentalidade da época proporcionou incluir uma variedade de temáticas. Os assuntos abordados variam desde os costumes, a mitologia, as paisagens, dentre outros. Se você se interessou e quer saber um pouco mais sobre esse período, basta clicar no link!


O nascimento de Vênus (1485-1486). Pintura de Sandro Botticelli


A arte pré-colombiana surgiu em 1942, antes de Cristóvão Colombo chegar à América e, atualmente, revela grande parte do que restou das civilizações existentes antes da colonização europeia do continente, ou seja, as obras feitas por artesãos da época que tinham como objetivo transferir para as peças as representações da ciência e de suas crenças populares.

Por isso, considera-se que a arte pré-colombiana reúne objetos decorativos e belas construções, com funções religiosas e um tanto sobrenaturais. Templos, residências, esculturas, relevos, pinturas, amuletos e utensílios domésticos fazem parte da arte pré-colombiana e foram criados durante 20 mil anos por meio da simbologia de cada um dos povos ameríndios: maias, astecas e incas.

Se você ficou curioso sobre a Arte Pré-Colombiana, clique no link!


Cabeça colossal do povo olmeca da arte pré-colombiana (850 a.C-700 a.C). Fonte: Greelane

Compreende-se "Idade Contemporânea" a fase que começa com a Revolução Francesa (1789) e se estende até os nossos dias. Foi uma época caracterizada por revoluções e grandes transformações artísticas, demográficas, sociais, políticas, tecnológicas e econômicas. Neste contexto, a vanguarda artística surgiu, buscando uma nova linguagem estética consistente com a nova sociedade do século XX.

A principal característica da arte na Idade Contemporânea é a liberdade de expressão e atitude provocante. Prevalece o inconsciente, a reconstrução mental do trabalho, exigindo do espectador uma nova atitude para com a obra. As pinturas e esculturas fogem da figuração e avançam em direção ao abstrato. Elas quebram com as linhas, com as cores tradicionais e com a perspectiva única. Criam desenhos geométricos e a visão simultânea de várias configurações de um objeto.

Os principais acontecimentos nesse período foram: Revolução Francesa, Primeira Guerra, Segunda Guerra e Guerra Fria.

As vertentes artísticas que fizeram parte desse contexto são:

  • Neoclassicismo

  • Romantismo

  • Realismo

  • Impressionismo

  • Pós-Impressionismo

A liberdade guiando o povo (1830), de Delacroix.


Achou a Arte da chamada "Idade Contemporânea” interessante? Então, clique no link!


A Arte Moderna é o conjunto de expressões artísticas que surgiu na Europa no final do século XIX e perdurou até meados do século XX, tem como principal característica o rompimento com os padrões vigentes. Tal aspecto se dá principalmente por conta de seu momento histórico.

Aconteceu em um período de grandes conquistas tecnológicas (como o invento da fotografia e do cinema), além da Revolução Industrial, a Primeira Guerra Mundial e posteriormente a Segunda Guerra Mundial. Assim, a arte também se transforma e passa a exercer cada vez mais um papel contestador, expressando de alguma forma as incertezas e dilemas da contemporaneidade.


Essa expressão artística transformou radicalmente o campo das artes ao quebrar com os formalismos, atingindo inclusive as estruturas gramaticais no campo literário.

As vanguardas são divididas em:

  • Expressionismo

  • Fauvismo

  • Cubismo

  • Futurismo

  • Dadaísmo

  • Surrealismo

Se você ficou curioso para conhecer um pouco mais da Arte Moderna, clique no link e conheça mais!


Autorretrato (1907) de Pablo Picasso. Milão, Itália – 10 de dezembro de 2018: Autorretrato de Pablo Picasso em selo postal. Spatuletail/Shutterstock.com


Por fim, a Arte Contemporânea ou Arte Pós-Moderna é uma tendência artística que surgiu na segunda metade do século XX. A Arte Contemporânea se prolonga até aos dias atuais, período esse denominado de pós-modernismo, propondo expressões artísticas originais a partir de técnicas inovadoras.

A Arte Contemporânea rompe com alguns aspectos da Arte Moderna, priorizando a ideia, o conceito e a atitude acima do objeto artístico final. Ela abriu espaço para diversidade de estilos, perspectivas, técnicas e abrangência de linguagens artísticas, como dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações e videoarte. Essa mudança da Era Industrial (moderna) para a Era Tecnológica da Informação e Comunicação (contemporânea) proporcionou mudanças significativas no campo da cultura e das artes. A arte contemporânea abriga diversos valores da arte moderna, destacando-se as inovações e experimentações artísticas, bem como a diluição de fronteiras entre as formas artísticas.


Alguns movimentos e linguagens artísticas inovadoras relacionadas à Arte Contemporânea incluem:

  • Pop Art

  • Minimalismo

  • Arte Conceitual

  • Arte Povera

  • Hiper-realismo

  • Land Art

  • Street Art

  • Body Art

  • Performance na Arte

  • Instalação artística

Quer ficar por dentro da Arte Contemporânea? Clique no link e saiba mais!

Retrato famoso de Marilyn Monroe feito por

Andy Warhol em um selo.



qual o seu período favorito?

  • Arte na Pré-História

  • Arte na Antiguidade

  • Arte Medieval

  • Arte Renascentista


31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page